Sinal verde para os corruptos

Nesta quinta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, de 59 anos, anunciou sua aposentadoria. Barbosa não deixou claro o motivo. Ele ganhou a admiração de grande parte da população brasileira pela postura rígida com que decidia as penas que deveriam ser aplicadas aos envolvidos no Mensalão. Seu sucessor será o vice-presidente do STF Ricardo Lewandowski, que será mais moderado.
Mesmo sendo negro, vindo de família pobre em Paracatu, no interior de Minas Gerais, e tendo estudado em escola pública antes de frequentar faculdades dentro e fora do Brasil, Joaquim Barbosa fez o que podia para punir os corruptos, que prejudicam o funcionamento dos serviços públicos e tanto nos envergonham. Agora, com a vinda de Levandowski, o clima ficará mais ameno e os mensaleiros provável e infelizmente poderão receber punições mais brandas, que não condizem com a gravidade das barbáries que fizeram.
Apesar de não ter sido duradoura, a atuação de Barbosa mostrou a todos nós que a cor da pele e as condições sociais das pessoas não interferem na competência e no caráter destas e não as impedem de realizar seus sonhos e ajudar a melhorar o Brasil e o mundo. Só por meio dos estudos, do trabalho e da honestidade, podemos evoluir na vida e mudar para melhor nossa sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve