Ex-prefeito tenta economizar energia de forma desonesta

O ex-prefeito daqui de Itaporã, Marcos Antônio Pacco, responderá por furto de energia elétrica. O Ministério Público Estadual está investigando uma denúncia da empresa Enertec, daqui da cidade, que constatou no ano passado, através de uma fiscalização, que o ex-prefeito teria feito um "gato"  (ligação clandestina) em sua casa, furtando o equivalente a R$ 2.580,00 em energia. A denúncia foi oficializada por meio de um laudo técnico. Marcos Pacco, que também é acusado de irregularidades em sua administração, diz estar sofrendo perseguição política.
É preciso uma investigação por parte das autoridades para apurar a veracidade das acusações políticas contra Marcos Pacco. Se estas forem verdadeiras, o ex-prefeito deve ser punido com perda dos direitos políticos e até prisão devido aos eventuais prejuízos causados à população e aos cofres públicos. Caso contrário, é preciso aplicar punições aos acusadores, lembrando que calúnia é crime previsto no Código Penal.
Já a acusação de furto de energia certamente é verídica. Das punições em virtude disso Marcos Pacco não pode escapar! Os "gatos" causam muitos prejuízos financeiros às companhias de energia, o que reflete no valor da conta de luz; este certamente seria menor se não houvesse essa picaretagem. Além disso, essas fraudes são muito perigosas, pois podem provocar acidentes como incêndios e choques elétricos. Há maneiras mais seguras, honestas e eficientes de se economizar eletricidade, como a aquisição de lâmpadas e equipamentos mais econômicos, o desligamento destes quando não estiverem sendo usados, a instalação de mecanismos que permitam o aproveitamento da energia vinda de fontes naturais, como painéis solares (o que Marcos poderia fazer, já que tem um padrão de vida elevado, mesmo não sendo mais prefeito), entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve