Casarões abandonados e vandalizados

Há muitos dias atrás, vários casarões do Centro Histórico de Salvador, na Bahia, foram pichados com a frase "Aqui podia morar gente". As pichações foram feitas por um grupo de pessoas que protestava contra a especulação imobiliária e a situação de abandono em que se encontram essas construções, que passaram por reformas superficiais, mas estão caindo aos pedaços.
Por fora os casarões são belas violas, mas por dentro, pães bolorentos. Não adianta nada só maquiar a fachada desses prédios para deixá-los mais bonitos; por dentro, eles estão em ruínas, servindo de abrigo a pessoas de toda espécie (incluindo marginais e drogados) e animais que prejudicam a saúde humana (ratos, baratas, moscas, mosquitos etc). Tudo isso prejudica quem mora ou trabalha na região e decepciona os turistas que vêm de várias partes do Brasil e do mundo para contemplar a beleza do Centro Histórico de Salvador e, ao chegar, se deparam com essa situação deplorável.
O governo ou iniciativa privada (quem tiver mais competência) precisam tomar medidas para recuperar esses casarões e dar a eles algum tipo de utilidade (moradias, estabelecimentos comerciais, centros culturais, projetos sociais etc). Esses importantes elementos de nossa história e cultura não podem continuar jogados às traças!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve