Avalanche de trigo

Na tarde desta segunda-feira, parte de um dos silos do moinho de trigo Motrisa, que fica no bairro Poço, em Maceió, capital de Alagoas, desabou. Carros foram arrastados e casas, estabelecimentos comerciais e um córrego foram atingidos pelas várias toneladas de trigo que estavam armazenadas. Os imóveis tiveram de ser evacuados. Várias pessoas ficaram feridas; uma das vítimas, o adolescente Jonas Natanael dos Santos, de 17 anos, está internado em estado grave em um hospital; ele foi atingido pelo trigo e prensado entre dois carros. Alguns moradores dizem já ter visto rachaduras na estrutura da indústria, que havia sido vistoriada por engenheiros há vários meses atrás. O diretor da companhia, Paulo Godoy, disse que a mesma não sabia do problema. A empresa informou que ressarcirá os prejuízos causados aos moradores e comerciantes que foram moral ou materialmente afetados pelo desastre.
Acredito que a Motrisa foi negligente ao não verificar as rachaduras e tomar providências para resolver a situação (com certeza algum morador das imediações teria avisado a empresa, mas nenhuma providência teria sido tomada). Essa omissão acabou causando danos morais e materiais a quem mora e trabalha nos arredores e pode ter causado danos ambientais devido ao assoreamento do córrego. Se esses problemas estruturais já existiam antes da vistoria, é provável que tal serviço teria sido feito por engenheiros com pouca qualificação ou estes teriam cobrado propina à indústria, que a teria pago para continuar funcionando, mesmo havendo irregularidades. As autoridades alagoanas precisam investigar essas duas possibilidades e punir os culpados.
Deve-se ter muito cuidado na construção e conservação de prédios muito grandes e altos (edifícios residenciais, fábricas, escritórios etc). As construções devem ser feitas com materiais de qualidade, por funcionários bem qualificados e de acordo com as normas técnicas. Depois que ficarem prontos, os prédios devem passar por vistorias periódicas para ver se há algum tipo de problema, que deve ser resolvido; esse serviço tem que ser realizado por profissionais competentes e honestos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve