Tensão no Amazonas

A região sul do estado tornou-se palco de confrontos entre brancos e índígenas. Moradores de Humaitá atearam fogo em um prédio da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), em um da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e em carros, motos e um barco usados no atendimento aos índios. Os humaitaenses acusam os nativos da aldeia Tenharim de terem sequestrado três homens que estão desaparecidos para vingar a morte de um habitante da comunidade. Em Manicoré, um grupo de madeireiros e fazendeiros ateou fogo em casas de uma aldeia indígena. A segurança será reforçada na região por policiais e homens da Força Nacional. Estão sendo realizadas buscas pelos desaparecidos.
Esse pessoal está sendo muito cruel com os índios por acusá-los sem ter provas e por destruir os prédios e veículos que atendiam às necessidades deles. Mesmo que alguns indígenas estejam envolvidos nos desaparecimentos, não se deve condenar a comunidade inteira.
Até agora não houve mortes (nem de índios, nem de fazendeiros) nesse conflito. Espero que não aconteça no Amazonas o que houve aqui em Mato Grosso do Sul; há vários meses atrás, um índio morreu após levar um tiro durante um confronto motivado pela disputa de terras entre fazendeiros e membros de sua comunidade. Por isso, o reforço na segurança é muito importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve