Desemprego em baixa

Apesar do lento crescimento econômico, a taxa de desemprego do Brasil caiu de 5,2% em outubro para 4,6% em novembro. Esse último número é o mesmo de dezembro do ano passado e o menor de 2002, quando o desemprego passou a ser medido utilizando-se a metodologia atual. Esse fenômeno se deve à baixa quantidade de pessoas procurando emprego; os mais velhos estão se aposentando mais cedo e, devido ao aumento de renda das famílias, os jovens estão adiando a entrada no mercado de trabalho para estudar. Além disso, a taxa de fecundidade das mulheres diminuiu mujto.
Como se vê, esses programas que têm como objetivo melhorar a renda das famílias brasileiras (principalmente o Bolsa Família) também estão contribuindo para diminuir o desemprego no país. É muito importante que os jovens estudem muito antes de trabalhar; assim, eles estarão bem qualificados para exercer uma profissão.
Mesmo havendo pouca mão de obra, é possível que haja lucros. Para isso, deve-se melhorar a produtividade e a eficiência do trabalho, como disse ao "Jornal Nacional" o professor de Relações do Trabalho da USP José Pastore.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve