Desabrigados serão indenizados

Devido a uma decisão da Justiça, as famílias que em setembro tiveram suas casas demolidas ilegalmente na zona rural da cidade de Carnaubal, no Ceará, serão indenizadas pelos mandantes da demolição com um salário mínimo mensal. Além das residências, uma casa de farinha também havia sido destruída naquela ocasião. Os agricultores não tiveram oportunidade de retirar seus pertences. As famílias já moravam no local há mais de 30 anos e as demolições foram realizadas sem o devido processo judicial. O ato foi feito pela empresa Millenium Wind Participações Ltda, contratada pelos advogados Breno de Paula Gonçalves Sousa e André Gonçalves Rodrigues, que chegaram a ser presos e foram liberados após pagarem fiança. Os mandantes alegaram que o terreno era da família deles e que havia sido feita uma negociação para vendê-lo à empresa, que estava interessada em construir torres de geração de energia eólica. Os advogados também disseram que as famílias já haviam sido avisadas.
Só indenizar as famílias não basta. Esses dois advogados deveriam continuar presos e perder definitivamente o direito de exercer a profissão. Por causa deles e da Millenium, essas pessoas necessitadas acabaram perdendo seu abrigo, seus bens e o ganha-pão da comunidade (a casa de farinha).
Como foi dito no primeiro parágrafo, os moradores ocupavam a área há mais de 30 anos. Então, as ocupações deveriam ser impedidas desde o início. Por que só agora eles foram tirados de lá?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve